Benefícios da música para as crianças

 

Desde que me conheço por gente a música faz parte da minha vida, tenho muitas lembranças da minha infância cantado com minha mãe, cantando na escolinha, cantando em casa, com os amiguinhos, anos se passaram e a música permanece hoje ainda mais forte.

A música tem o poder de nos trazer lembranças, recordações. A música costuma marcar situações em nossas vidas, e acredito que sem dúvida ela traz grandes benefícios, principalmente para nossos filhos. Se pararmos para analisar o que acontece quando cantamos perceberemos o quanto a música ajuda no desenvolvimento deles.

Com a música na gestação estreitamos mais o vinculo afetivo, lembro como hoje dos sentimentos e sensações que eu sentia ao cantar para ele, era um momento meu e dele, e muitos desses momentos o papai também participava, desde o ventre o meu filho já era embalado pela música. Ele nasceu e passou a ser embalado com canções em nossos braços. Ele cresceu e começamos a nos divertir com a música, e passei a perceber mais ainda os benefícios que elas nos traz:

1.    desperta a curiosidade da criança.

2.    ajudar a desenvolver o vocabulário, com a música conseguimos ensinar sobre anatomia de acordo com a idade da criança, ensinar sobre animais e muito mais!

3.    estimula o movimento do corpo.

4.    alivia ou acaba com qualquer estresse.

5.    ajuda na transição de atividades, tais como: hora da refeição “comer, comer, comer, comer é o melhor para poder crescer”, tomar banho “Ah, ah, ah, tigum, Bolha de sabão, Ah, ah, ah, tigum, Banho é muito bom”.

6.    a musica diverte, e é ótima alternativa para acabar com o tédio da criança e começar uma nova brincadeira.

7.    e por último: A música é para a vida, ela acalma um recém-nascido, e coloca um sorriso no rosto de uma pessoa de qualquer idade.

Pela minha experiência pessoal com a música, sem dúvida acredito que os benefícios são vitalícios, e hoje com filho, cada dia mais tenho certeza que ela agrega na vida dos pais que cantam para os seus.

Se você está grávida, cante para seu bebê, pode ser no banho, ao deitar, pode ser colocando um CD para tocar, eu deixava o celular com algumas músicas preferidas tocando.

Se você já tem filhos, cante para ele, cante e dance com eles, será um momento gostoso e divertido que poderá ser sempre repetido sem enjoar.