Bolo de Fubá sem ovo e sem leite

Além da alergia a leite, meu filho tem alergia a ovo imediada, a alergia ao leite não é mediada, todos os exames de sangue dão negativo, já disse aqui com descobrimos os diagnostico. Já estamos nos testes, e leite cozido (utilizados em preparações) ele já pode consumir, mas mesmo assim quis aproveitar um leite vegetal que tinha em casa para essa receita e para a minha surpresa ficou divino, mais do que o leite, o grande truque aqui foi a substituição do ovo, deixou o bolo mais nutritivo!

Já li em alguns lugares para substituir o ovo por óleo, ate comprei óleo de coco pra ser mais saudável, e tem outros substitutos também, mas quis ir atrás de algo mais saudável ainda e achei, em uma conversa com uma nutricionista numa loja ela me deu a dica valiosa da CHIA.

CHIA, conhecida por ter mais cálcio que um copo de leite e um elevado teor de proteína, quando você a mistura com a água ela forma gel que pode substituir o ovo, com essa alternativa diminuiu-se o consumo do colesterol e acrescenta outros nutrientes.

CHIA é fonte de: proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre). Tudo isso por si só já basta né, agora já sabe que existe uma alternativa saudável e deliciosa para substituir o ovo.

Para substituir o leite de vaca, usei o leite vegetal de arroz da marca Isolabio que compro no Pão de Açúcar, mas você também pode preparar em casa, em breve postarei receitas dos leites que irei preparar.

Vamos a receita do bolo!

Truque do ovo: Para cada ovo de uma receita deixar uma colher de sopa de CHIA de molho em 60 ml de água, nessa receita vão 3 ovos, então coloque 3 colheres de sopa de CHIA de molho em 180 ml de água, faça isso antes de preparar o bolo para ter tempo do gel se formar. 

Colocando a mão na massa: 

02 xícaras (chá) de leite vegetal

O gel da chia que deixou de molho, pode colocar a CHIA junto

02 xícaras (chá) de açúcar Demera, já falei dos benefícios desse açúcar aqui

01 xícara (chá) de farinha de trigo integral, ou a farinha que preferi, só lembrando que a integral não fica tãoooo macia como a farinha branca, mas sem duvida a integral é a melhor escolha

02 xícaras (chá) de fubá,

01 1/2 colher (sopa) de fermento, Erva doce se desejar e a gosto, eu não coloquei, mas pode colocar caso goste. 

Modo de Preparo: 

Bata todos os ingredientes na batedeira ou liquidificador, a massa pode ficar um pouco grossa é normal, leve para assar em forno médio pré-aquecido em uma forma com furo no meio untada e enfarinhada. Asse o bolo por 40 minutos ou até que você coloque um palito no meio e ele saia limpo. Desenforme o bolo ainda quente, espere esfriar e se sirva a vontade a seguir.

foto

Para quem quer saber mais sobre a CHIA, indico a leitura desse link, eu o acessei para confirmar a informação da substituição do ovo e achei muito mais informações interessantes. http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15526-enriqueca-sua-dieta-com-chia-de-oito-maneiras-diferentes 

O bolo ficou delicioso, super aprovado.

Se fizer, me conta aqui!