Cuidando de si após a maternidade

Não sei mensurar qual o percentual de mães que deixam de se cuidar logo após o nascimento do bebê, mas tenho certeza que são muitas, muitas mesmo, e eu me enquadro nesse “muitas”. Já contei aqui no blog sobre o nascimento prematuro do meu filho, foram quase 3 meses de UTI e nesse período eu me arrumava todos os dias para chegar bela no hospital, mesmo não gostando do que via no espelho. Tomei muitas doses de corticoides e isso transformou meu corpo em algo que não me agradou nadinha, mas enfim, chegava bela no hospital, às vezes até me maquiava, fazia as unhas toda semana, mesmo ficando no hospital das 9h às 22h, 1x na semana ao chegar tarde partia para meu momento manicure, já que amo fazer minhas unhas.Os dias passaram, meu filho teve alta e pasmem, minha vaidade caiu por terra e comecei a fazer exatamente o que não queria, ficar de pijama em casa, não me cuidar, muito cansaço, e eu me entregava mais ainda ao pijama, até o dia que…..fui pega de surpresa em casa, não sei quanto tempo durou esse período de amor com o pijama, mas ele teve fim o dia que eu recebi uma visita inesperada, de uma pessoa que preza muito pela aparência, que se cuida muito, e que sabia que eu também prezava por isso, pois ela sempre me via bem apresentável.

Gente, foi uma cena muito desconfortável  pra mim, ali caiu a ficha de que, eu havia me tornado mãe, mas eu continuava sendo mulher e mais ainda, continuava sendo esposa, e tenho certeza que meu marido chegava em casa diariamente com esperança em encontrar a sua esposa de novo.

A maternidade não pode nos anular, não pode baixar a nossa estima, pelo contrário, ela vem para somar em nossas vidas, nos alegrar, ainda que soframos com o desgaste físico, com as dificuldades, nada disso pode anular a vaidade feminina.

Bom nesse dia caiu a ficha e eu comecei alguns cuidados, mãe não tem muito tempo mesmo, falei disso outro nas redes sociais, mas existem soluções práticas no meio do caos, e eu fui me encontrando e me ressuscitando como mulher, teve até um dia que meu marido chegou em casa e falou que eu estava diferente e para melhor, e aí tive certeza que eu estava no caminho, mas vamos lá, vou compartilhar com vocês algumas medidas imediatas:

Todos os dias ao me levantar tirava o bom e velho pijama, colocava a uma bela roupa, passava um belo hidratante. Sempre me preocupei com a questão do cheiro, mas quando parei de amamentar, comecei a usar hidratantes com perfumes.

Voltei a fazer minhas unhas semanalmente. Chegava a dividir em etapas: num intervalo do dia tirava a cutícula e no outro intervalo pintava, mas quando eu não conseguia fazer, chamava uma manicure em casa.

Passei a me alimentar com horários e de forma saudável, mesmo que eu tivesse que fazer isso com meu filho no colo ou no carrinho e balançando com os pés.

Nem sempre conseguia tomar banho ao acordar, mas preocupava em estar de banho tomado antes do marido chegar.

O que vou falar agora não é jabá, não é propaganda e eu de fato uso. Mães adquirem muitas olheiras, ficam com a aparência cansada e eu não aguentava mais ver a mesma fisionomia no espelho, um belo dia fui apresentada por uma amiga ao BB Cream, testei, amei e corri para comprar, mas não da mesma marca que o dela. A farmacêutica indicou outro e eu adorei. Uso da Loreal, caso você ainda não conheça, pode saber mais aqui. Posso dizer que ele realmente é milagroso e na minha pele fica super natural, às vezes passo para ficar em casa, para receber meu marido como ele merece. BB Cream, um rímel, blush e um batom natural, em 5 minutos você se transforma em outra pessoa e se sente até mais animada.

Alguns meses depois, comecei a me exercitar, meu ganho de peso sempre foi algo que me incomodou, o corticoide me inchou demais, mas infelizmente tive muito efeito sanfona, meu filho passou por várias coisas e me exercitar às vezes era difícil, mas disso não desisto, e estou de volta em busca da minha boa forma. Caso você também esteja preocupada com isso, não deixe de consultar seu médico e quando ele liberar comece por caminhadas leves, mas mais do que isso, não deixe de se alimentar corretamente e com tudo o que seu bebê precisa receber pelo leite materno.

Essas foram pequenas mudanças no meu dia a dia que deram grandes resultados. Quero que meu filho tenha orgulho de ter uma mãe bem cuidada, saudável.

A maternidade vem para nos iluminar, nos deixar radiante, não nos apagar e nem nos anular. Que você possa se olhar no espelho e sentir orgulho do que vê, mas se algo não te agradar, procure melhorar, e lembre-se, nada de pijamas o dia todo rs.

DSCF0278

Na UTI