Como vai a qualidade do tempo com sua família?

 

Como está a qualidade do tempo que você fica com seu filho(a)? Você se dedica de corpo, alma e mente ou só corpo, só fisicamente?

Com o crescimento da tecnologia, aumento de consumo de smartphones e tablets, o relacionamento familiar tem se corrompido, tem ate uma imagem rolando pelo mundo virtual que retrata muito isso. Os relacionamentos têm sido superficiais, algumas vezes ate frio, o dia a dia tem sido de correria e quando paramos para ficar com nossos filhos, acabamos querendo fazer mil coisas ao mesmo tempo: ficar na companhia deles, brincar, pensar nos afazeres, nos conectar e se possível muito mais coisas. Sentamos para fazer alguma atividade com eles e não nos entregamos de corpo, alma e mente, eu mesma já me peguei varias vezes fazendo isso e há alguns meses tenho me policiado nesses momentos que me dedico exclusivamente ao meu filho, para ser somente dele.

Internet 4

Já venho pensando sobre isso há algum tempo, algumas pessoas ao lerem isso podem ate negar que não tem a atitude citada acima, ou não aceitar, mas pesquisadores do Boston Medical Center avaliaram anonimamente 55 adultos e constataram que a interação entre pais e filhos está sendo prejudicada por aparelhos eletrônicos, tais como celulares e tablets. Leia aqui a matéria na integra.

Para se saber se você se encaixa nesse perfil faça a seguinte pergunta para si mesmo, essa foi a pergunta que eles fizeram na tal pesquisa: como você se comporta a mesa com a sua família, sendo em casa ou restaurante? Com o que você ocupa todo esse tempo? 100% com sua família? Engraçado, que fiz essa pergunta à mim, bem parecida, mas usando outras situações, e a minha resposta não foi agradável e por isso tratei de mudar e assim tenho feito. Quando estou com meu filho, com a minha família, tenho tentado ao máximo deixar celular de lado, principalmente quando saio com eles, deixo até o 4G desligado para não cair em tentação, tenho criado algumas rotinas e brincadeiras para me relacionar ao máximo com meu filho, e é isso que quero propor a você, que você tenha pelo menos um da da família, aquele dia que você ficará sem o eletrônico o máximo de tempo que puder, e que tal aproveitar esse dia para interagir mais ainda com o filho(a)?

Vou compartilhar com vocês as atividades que desenvolvemos juntos, elas exigem total interação entre pais e filhos e dedicação, você pode usá-las na sua casa, adapta-las, ou elas podem servir de inspirações pra que você crie outras novas e compartilhe com a gente. O momento que estamos com nossos filhos, com nossas famílias, são momentos únicos, tenho visto muitas brigas em casamentos por causa desses eletrônicos, aqui em casa já passei por isso também, mas com a mudança e foco no que é prioridade acabaram.

Aqui vão algumas atividades que já fizemos juntos, nem todas tenho fotos próprias, mas estou ilustrando com outras imagens.

Passeio ao ar livre: às vezes não temos nenhum compromisso na rua, mas logo crio um motivo para sair, seja para contemplar a natureza, para ver pessoas, ver os pássaros. Meu filho adora passear, o coloco no carrinho e dou uma volta de alguns minutos, falo das árvores, dos cachorros. Atitude simples, mas que por muitas vezes faz diferença.

Recomendado para qualquer idade

 

Quando chove e não podemos passear, colocamos algum desenho com muita música e dançamos e cantamos juntos. Já falei dos benefícios da música aqui no blog, e ela faz totalmente parte da nossa vida. 

Recomendado para qualquer idade

 

Atividades artisticas, algumas com materiais reciclados. Essas desenvolvem a criatividade, o raciocínio, parte motora da criança e a conscientização, pois reaproveitamos materiais que poderiam ser descartados.

foto (2)

 

 

Garrafa que estimula a curiosidade, habilidade visual e motora. Você vai precisar de EVA, purpurina, garrafa pet de 500ml e disponibilidade de por a mão na massa. Ao montar a garrafa, você poderá ensinar sobre as cores, numeros e o que mais sua imaginação permitir. Coloque seu filho para participar na montagem, após finalizar os recortes, vocês vão adorar a diversão.

Recomendo a partir de 01 ano.

 

 

 

 

foto

 

 Fantoches com cartolinas, pregadores e lápis para colorir.

Atividade simples e economica que pode render boas brincadeiras

Recomendo a partir dos 6 meses

 

 

 

foto (1).PNG

 

 

Com uma caixa de papelão, lápis para colorir, criatividade e disponibilidade em por a mão na massa, você pode criar um pinguim e alimenta-lo com os pexinhos. Nessa brincadeira você pode desenvolver habilidade motoras, ensinar sobre as cores, sobre os números e o que mais sua imaginação permitir.

Recomendo a partir de 01 ano

 

 

 

 

 

foto (1)

Momento de leitura. Essa atividade que é recomendada a partir de qualquer idade, que pode ser iniciada desde o berço, traz muitos benefícios futuros. Estimula a criança a se interessar por livros, desenvolve a fala, estimula a criatividade, entre outros. Publiquei nas redes sociais sobre isso nesta semana, e disse que um leitor não nasce, se faz!

Acreditamos nisso, e por isso começamos com os livros desde cedo, os primeiros que meu filho ganhou foi com 7 meses, hoje ele está com 01 ano e 10 meses e adora todos os livros.

 

Vamos juntos por um relacionamento mais intimo, afetivo e participativo, tendo um dia sem eletrônicos, você pode começar fazendo isso hoje. Esteja na presença do seu filho por inteiro, se for asssistir que seja com ele e se for brincar que seja sem celular 😉

Você topa esse desafio comigo?