Vamos turbinar a imunidade?

Nessa época do outono e inverno muitas crianças ficam doentes, os ambientes ficam mais tempo fechados e isso infelizmente favorece a circulação do vírus por mais tempo, mas os especialistas afirmam que, crianças bem alimentadas, que consomem alimentos saudáveis, estão menos suscetíveis do que as que consomem os famosos “besteirol” e alimentos industrializados.

Além da alimentação, podemos fazer alguns reforços também, como o uso de vitamina C e para aqueles que são a favor, aproveitar a campanha de vacinação contra gripe, além de vários cuidados diários, como: uso de álcool em gel, lavar sempre as mãos, evitar contatos com pessoas doentes, e etc.

Voltando ao assunto da alimentação, além de ser saudável, também podemos aproveitar alguns alimentos que aumentam a imunidade e fazer deles nosso aliado e tentar passar por essa estação o mais tranquilo possível. Aqui em casa já consumimos alguns deles quase que diariamente, mas pedi auxilio para a Nutricionista Karine Durães e ela sugeriu dois alimentos ótimos e com funções fantásticas: Inhame e agrião.

O agrião, expectorante natural, que reforça a defesa do organismo, aumentando a imunidade, pode ser consumido em saladas, refogado e sucos. Crianças adoram os sucos verdes, que podem ser chamados de suco do Hulk. Já dei varias vezes a dica de suco verde no instagram, faço para mim e para o meu filho.

Inhame é um dos tubérculos mais ricos em propriedades e função. Aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sangue, tem ferro, potássio, lipídios, fibras, proteína, cálcio e muito mais. Pode ser consumido de diversas formas, é outro ótimo aliado. Existem pessoas que o consome como “leite”, faz leite de inhame, isso mesmo! Eu consumo no suco, na sopa e como purê, e a nutricionista Karine Duraes passou uma receita super fácil e nutritiva de um pão de inhame que pode ser consumido por todos da família, inclusive por que tem alergia a leite e ovo, pois não precisará de nenhum dos dois como ingrediente.

A Nutricionista Karine, também citou outras formas para aumentar a imunidade:

azeite com alho – descasque e corte o alho ao meio, deixe aparecendo a raiz. Coloque em um recipiente e cubra com azeite. O azeite ficara repleto de Alicina, substancia que diminui os riscos de resfriados, é consumir cru, com paozinho deve ser delicioso!. Consumir Açafrão da terra também aumenta a imunidade e cozinhar gengibre com arroz, frango ou legumes também são outras opções que ajudam.

Agora vamos a receita do Pão de Inhame que vai agradar a família toda!

Receitinha ma-ra-vi-lho-sa da Nutricionista Karine Durães

500g de inhame cozido e amassado
500g polvilho azedo
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de chia
150ml azeite
Água em temperatura ambiente quanto baste (se precisar – eu não precisei)

Preparo:
Misture o polvilho com o azeite, sal e chia e forme uma farofa.
Adicione o inhame e amassa bem. Sove a massa.
Se precisar, adicione ao poucos a água até a massa ficar gostosa de trabalhar e desgrudar das mãos. Cuidado pra não molhar demais. A massa fica lisinha.

Fazer bolinhas e assar até dourar.

Não precisa assar ele todo, pode congelar as bolinhas e assar sempre que quiser. 

altAk1BqA2vqBbBhoXX1_Nhvb8HYDcgyKlVQmGPG1L1fHuu

Foto tirada do site da Nutricionista Karine

Karine Durães é nutricionista especializada em Pediatria pela FMUSP

Atendimento a gestantes, bebês, crianças e

Consultório: Rua Dr Angelo Vita, 256 Tatuapé

Tel: (11) 40633170

http://www.nutricionistainfantil.blogspot.com.br/