08 segredos de uma mãe feliz

Você é uma mãe feliz?

Você transmite essa felicidade? Ela está estampada em seu rosto?

Eu tenho pensado muito sobre como compartilhar com você as razões que me faz sentir-me feliz como uma mãe; Filho por si só nos traz felicidade, mas a rotina do dia a dia às vezes nos impede de enxergar essa tal felicidade, às vezes passamos o dia pesado né. Eu sempre quis ser mãe, apesar de todas as dificuldades que passamos desde a gestação, eu amo ser mãe e passaria por isso de novo se necessário, e mesmo sabendo o quanto isso cansa e estressa (vamos ser realistas hein mamães!), mas há muitas maneiras de minimizar o estresse e maximizar a sua felicidade.

Eu os descrevi como “Os 08 segredos de uma mãe feliz …”

1 Relaxe um pouco
eu tenho que dizer que, de ter uma rotina puxada, ficar sozinha com o filho durante a semana, pois o pai está trabalhando em outro estado, relaxar por um período é primordial para mim. Quando minha rotina passou a ser essa, fiquei por uns em uma loucura, mas percebi que estava tudo errado e mudei tudo!

Relaxe com seu filho (a), olhe para ele(a) e veja como estão saudáveis, tire um momento de dedicação para vocês, de cumplicidade, de paz, de brincadeira. Tenha um momento com a família, se esse momento é a noite, tente fazer dele um momento agradável, sem cobrança, sem estress, sem assuntos “chatos”, faça desse momento só de vocês, fale dos filhos, das novidades, brinque, relaxe.

2 Simplifique seus horários!

Tenha uma rotina definida, ela vai ajudar a nortear o seu dia, ainda que seja difícil seguir a risca, mas o dia a dia fará com as coisas se ajeitem, mas seja coerente com si mesma, não faça da rotina o impossível, se você e responsável pelos afazeres da casa e todo o restante, planeje uma rotina leve, faça um pouco por dia.

3 Tempo para si mesmo!

Tire um momento para você, ligue para uma amiga, se não pode ligar, use a tecnologia. Se cuide, se valorize, tenha um ritual de beleza que te agrada, você deve estar pensando que estou louca né, sugerindo ritual de beleza no meio do olho do furação que é seu dia, mas não estou não. Quem me conhece a mais tempo sabe o quão puxada e difícil é a minha jornada materna, mas tem coisas que não abro mão, que me faz bem, e uma delas é fazer minhas unhas, eu mesma faço e adoro, eu escolhi isso já que não tenho tempo para muita coisa, é o meu momento, minha cabeça viaja, vai longe e faço um para mim, você pode fazer um à você mesma, basta força de vontade!

4 Tenha seu momento com o marido!

Ter esse momento juntos é tão importante para o casal, renova, alivia, aproxima, mas sem assuntos chatos. Jogue conversa fora, façam algo que os dois gostam. Tenho percebido que a maternidade afasta muitas mulheres dos maridos, então acredito que depende muito mais de nós essa aproximação. Se o clima está tenso em seu lar, tente levantar a bandeira da paz, se está difícil ter essa iniciativa, então faça pensando nos filhos, que precisam ter a oportunidade de crescer num lar feliz. Sei que infelizmente existem exceções, mas nesse momento não vou entrar nesse mérito.

5 Tente fazer do dia a dia com menos pressão sobre si mesmo e seus filhos.

Perfeição é o que toda mãe espera, mas lutar e brigar 100% pode ser em vão e vai te cansar. Não vale a pena estressar e brigar o tempo ou QUASE todo o tempo por tudo certinho e perfeito, as pessoas que estão ao nosso redor age de uma forma, cada individuo é um, e infelizmente, mais uma vez, cabe a nós, mães elétricas, ligadas no 220v, levantar a bandeira da paz, respirar fundo e pensar no resultado final de cada coisa e não na perfeição do processo todo até o final.

6 Saia um pouco!

Gosto de sair, mesmo que seja apenas dar um passeio. Basta colocar tudo em espera e sair, não tem com quem deixar os filhos? Faça como eu, coloque-os no carro, no carrinho, onde preferir e saia vá bater perna mesmo, vá olhar as vitrines, vão ao parque, passear no shopping, onde quiser e preferir, mas faça isso, de supetão mesmo se necessário. Às vezes me da “a louca” e faço isso e com o filho, não tenho com quem deixa-lo, nem que seja para da voltas no quarteirão, pelo bairro, enfim, mas agora com esse frio só no shopping mesmo rsrs. 

7 Foco no positivo

Você, como mãe, precisa se ​​concentrar no positivo, também.  Uma vez eu li que ter um diário com coisas boas, nos ajuda a lembrar o quanto somos felizes nos pequenos detalhes, então sugiro que faça uma lista de três coisas TODOS OS DIAS que te fez sorrir naquele dia, se você estiver procurando por uma maneira de focar no positivo, essa estratégia vai te ajudar, a felicidade está nos pequenos detalhes e o cansaço e o estresse muitas vezes nos deixa enxergar.

8 Abraços, beijos e tempo de qualidade!

Quantas vezes você já abraçou e beijou seus filhos hoje? Não faz todos mais felizes? Quantas vezes você já disse a eles que você os ama? E seu marido? Beijou e abraçou hoje? Faz bem expressar sentimentos, ainda que o marido não o faça, mas lembre-se que você se uniu a ele sabendo como ele era, mas você pode dizer que durante a caminhada juntos ele mudou, ok, as pessoas infelizmente podem mudar, mas se estão juntos é porque existe algo, então que tal MAIS UMA VEZ, você dar o passo e se expressar?! Alguém sempre vai ter que fazer isso e talvez na grande parte das vezes esse alguem sejamos nós. Nossa atitude positiva pode quebrar um grande gelo e faze-los mais felizes, pais e filhos felizes, formando (ou tentando) ser uma família mais feliz.

Dessa forma que eu tentei levar os dias mais leves, sim, nem todos os dias são flores, mas procuro que seja!

Que você tenha um dia feliz!