Receitas com Inhame

Pareço boa mãe, mas só fui conhecer o inhame quando meu filho começou com a alimentação, mas antes tarde do que nunca! Quando nova eu não tinha uma alimentação tão variada, pronto mãe, falei! (ela vai me matar kkkkkk)

Inhame, um dos alimentos mais benéficos para a humanidade, considerado um santo alimento e um santo remédio por tanta riqueza que ele possui. Ele é um tubérculo, mas não é qualquer tubérculo, pois é muito rico em nutrientes, o inhame possui grande quantidade de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B, principalmente B1 (tiamina) e B5 (niacina). Também é rico em amido e beta-caroteno. 

Com todos esses nutrientes, o inhame limpa o sangue, faz bem também para os ossos e dentes, evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Imagem1

Tabela extraída daqui

Além disso, ele também têm outros poderes:

Aumenta a imunidade,

Limpa / purifica o sangue

Previne doenças como: dengue, malária e febre amarela

Há quem use inhame como remédio, já vi até uma receitinha para catapora, você encontrará no final.

Ajuda a manter a forma, por conter fibras, ele da a sensação de saciedade.

Para a mulher:

Ele equilibra os níveis hormonais. Descobriu-se isso através de uma pesquisa com mulheres que consumiram inhame por 30 dias.

Se consumido todos os dias, também aumenta a fertilidade, por isso avisem as amigas que querem engravidar; saiba mais aqui.

É um anti depressivo natural, por conter vitamina B6.

Agora vamos as receitinhas!

Saiba que inovar com o inhame, você pode fazer tudo o que já faz com outros tubérculos e mais um pouco até, pois ele pode ir em sucos, leites e etc. Como todo alimento, se possível prefira os orgânicos, como já sabemos, os orgânicos são livres de agrotoxicos, além de terem suas vitaminas e minerais preservados.

As receitas podem ser adptadas para o paladar da família e a maioria podem ser consumidas por crianças que já foram liberadas para comerem sólidos,  respeitando sua idade e o que já foi liberado, se tratando de bebês.

.

Para os bebês, podem ser feitos também com papinha de fruta. Por volta dos 8 meses, meu filho detestava frutas, então a nutricionista sugeriu que fizesse purês de fruta com inhame, e para a minha surpresa foi super aceito. Você pode até variar, batendo no mixer ou no liquidificador, ele ficará parecendo um danoninho, ótima alternativa para substituir o “inho”, faça com a fruta que desejar.

.

Danoninho de Inhame:

Inhame cozido [Eu cozinhava o inhame no vapor e depois e batia com a fruta.]

Fruta de sua preferência

Água – quanto baste

Modo de preparar:

Bata o inhame com a fruta na mixer ou liquidificador, e acresce a água até atingir a consistência de um creme. Adoce se preferir, mas opte por açúcar mais saudável, como os de: coco, demerara, ou mel, caso a criança possa.

 

Suco com inhame, essa é uma sugestão e pode ser preparada com as frutas que desejar.

Ingredientes

1 maçã, 1 limão, 1 inhame pequeno ou metade de um médio

Meio litro de água ou suco de laranja, eu prefiro usar suco.

Se quiser, adoçar como de costumo

Preparo

Esprema o limão, pique o inhame e a maçã.

Bata tudo no liquidificador ou mixer – eu uso mixer, por ser mais prático para lavar, e sirva com ou sem gelo.

O suco pode ser consumido diariamente e pode acrescentar folhas de couve ou agrião e bater junto.

.

Leite de inhame – consumido muito por vegetarianos e por quem tem aplv – alergia a proteína do leite de vaca, mas nada impede de ser consumido por outras pessoas. Existem diversas receitas, mas essa é a mais simples, vale a pena conferir a receita no site do programa Bem Estar também, clique aqui, ou pesquise em outros sites.

Ingredientes

– 1 inhame
– 1 xícara de água mineral.

Modo de fazer: Descasque o inhame, corte-o em pequenos pedaços e bata-o no liquidificador com a água. Agora é só coar com um pano limpo. Tá pronto pra ser usado!

O inhame é rico em vitamina B6, que ajuda a reduzir os riscos de doença cardíaca, é fonte de potássio, contém amido e fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue (baixo IG). Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, é desintoxicante. Tem vitamina C, cálcio, ferro e outros. 

Todos os leites devem ser guardados em garrafinhas de vidro e conservados na geladeira. Duram 3 dias.Fonte da receita

.

Inhame Sauté

INGREDIENTES

Quanto desejar de inhame

salsa (picada) a gosto ou o temperos que desejar

PASSO A PASSO

1.    Cozinhe o inhame até ficar “al dente”.

2.    Em uma frigideira coloque um fio de azeite, coloque o inhame cozido e frite por alguns minutos.

3.    Tempere como desejar e em seguida adicione salsa picada e salteia.

4.    Sirva em seguida.

.

Chips de Inhame Assado                      

Quanto desejar de inhame

1 fio de Azeite
Orégano
Pitada de Sal marinho

Modo de fazer:

Corte em rodelas bem finas, forre uma forma ou refratário com papel alumínio e disponha as fatias, tempere como desejar, sugestão: sal marinho (um tico ou nem coloque), salsa e cebolinha desidratadas, pode até ser orégano, vai no que mais te agradar!

Leve ao forno pré- aquecido em 220° por 15 minutos ou até dourarem, se preferir, tire um chips e veja se está crocante, e pronto! Veja o meu chips clicando aqui

.

Nhoque de inhame

500 g de inhame cozido100 g de trigoSal a gosto2 colheres sopa de leite de coco50 g de manteiga ou margarina
Como preparar

1.    Cozinhe o inhame, depois de cozido escorra bem a água e passe no expremedor de batatas

2.    Deixe esfriar bem, misture o leite de coco, manteiga/margarina e o trigo, corrija o sal amasse até soltar das mãos

3.    Faça rolinhos corte em pedaços pequenos, cozinhe em água fervente com pouco sal

4.    Depois de cozido coloque na travessa e coloque molho de seu gosto

.

Escondidinho de Inhame

Ingredientes

6 inhames

Carne moída, aproximadamente 250gr, frita e tempereda a seu gosto

Leite, suficiente para dar cremosidade, se for oferecer a bebês, substitua por leite de coco

Como preparar

Descasque e pique grosseiramente o inhame, e leve para cozinhar até ficar no ponto certo para purê. Após, escorra a agua e faça um purê como de costume, se necessário coloque o o leite ou leite de coco para dar cremosidade..

No refratário, coloque a metade do purê, depois o recheio e finalize com o restante do purê. Se liberado para todos da família, salpique com parmesão, agora é só levar ao forno até dourar.

Essa receita também pode ser adaptada para um Descoberto de Inhame com liguiça calabresa. Coloque todo o purê no refratário, coloque  com cebola cortada em rodelas final, linguiça calabresa por cima e salpique com orégano. Meu Deus, fiquei com água na boca agora!!

Além dessas receitas, você pode preparar o inhame como purê, cremes de inhame com verduras, nas sopas e pode até engrossar caldos com ele [clique aqui e veja uma receita], por exemplo o feijão, cozinhe uns dois inhames juntos com o feijão, ele desmancha e o caldo fica grossinho. Eu sempre faço e tenho uma hashtag no instagram que chama #feijaoturbinado.

Como disse lá no início, existem aqueles que usam inhame como remédio, e olha essa receita para catapora, infelizmente todas nós vamos passar por isso com nossos filhos, então fica a dica né!

Catapora –  Cozinhe 500 gramas de inhame em um litro de água e bata tudo no liquidificador. Quando a mistura estiver com a consistência de uma pasta, passe em uma peneira fina e reserve o líquido. Passe esse líquido nas pústulas duas vezes por dia, até que fique cicatrizado. Fonte daqui

Espero que tenham gostado e possam consumir mais inhame, a saúde da família agradece!

Para quem curti um pãozinho de queijo, aqui no blog já tem um receitinha de pão de quê, ou pão de inhame, clique aqui para conferir.

Vamos usar e abusar do inhame!

Beijos

Lívia