Começando o desfralde

Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que o desfralde por aqui ainda não começou, que Filipe nunca se interessou em falar se havia feito xixi ou coco, que a fralda, nunca tinha sido incomodo pra ele, e por mais que u estimule, ensine, explique e o convide, era tudo em vão, então resolvi desencanar, mas sem deixar de fazer o que sempre fiz, porque sabia que mais cedo ou tarde isso iria acontecer, mas ontem, tivemos uma surpresa, um dia antes dele completar 02 anos e 6 meses.

Ontem passei o dia fora, cheguei cansada, e diferente de todos os dias, resolvi tomar banho com ele, e também diferente de todos os dias, resolvi abrir um pouco a torneira para estimular o xixi e o convidei para fazer sentar no troninho no troninho, e também diferente de todas às vezes, ele resolveu sentar e para a minha surpresa, ele levantou rindo e feliz e tcharam, tinha um número 2. Vibramos muito com ele, parabenizamos, afinal, essa fase é um grande marco para toda a família e acredito que ele precisa sentir a importância desse ato, então, imaginei que pudéssemos passar isso para ele através da nossa reação.

purple-email-icon-hi

Apesar da pediatra já ter dito pra começar, preferi respeitar o tempo dele para não gerar trauma e nem ser uma coisa chata pra ele, então, ia começar efetivamente em janeiro, ia deixar passar esse tumulto de fim de ano e pegar firme no calorão, mas, depois dessa experiência, resolvi começar a condicionar, treinar e conforme ele for respondendo vou evoluindo junto com ele, essa é a estratégia que adotei para nós, sinto que é isso que vai funcionar para gente, sem pressão, sem tormento, mas agir de forma natural, afinal, ele vai sim desfraldar, como disse, cedo ou tarde isso vai acontecer, e saber respeitar o tempo de cada criança é a parte mais importante. Conheci histórias de pais e filhos que tiveram que retroceder porque não foi legal para a criança. Para que ia começar em janeiro já está super no lucro.

✔Próximos passos: vou sentir como ele reagirá nos próximos dias e vou leva-lo mais vezes ao troninho, sem neura, sem forçar, vou sentindo e vou agindo conforme o interesse e evolução dele. Há muitos meses atrás já havia comprado a fraldinha de vestir e vou começar a usa – lá durante o dia, explicar que ela é diferente, como uma cuequinha e sempre vou me deixar a disposição quando ele quiser fazer o xixi ou, e também leva-lo ao troninho nos horários estratégicos. 

Para quem está na fase de desfraldar e está apreensiva, é importante ter em mente que, assim cada fase a criança tem seu tempo, para o desfralde não vai ser diferente. Li um texto que recebi por e-mail da Baby Center que só confirmou essa minha teoria, eu pensava assim para me tranquilizar, mas hoje essa texto me embasou e me tranquilizou mesmo, segue abaixo um trecho:

“Qual o momento certo para o desfralde? 

Não é de estranhar que você não veja a hora de seu filho largar logo as fraldas. Afinal vai parecer um sonho não precisar mais trocar fralda a toda hora, sem contar a economia! Mas você sabe quanto tempo demora o processo todo do desfraldamento? É verdade que para algumas crianças o problema todo se resolve em poucos dias. Porém, para a maioria, é um aprendizado que pode levar meses. As chances de sucesso serão muito maiores se a família toda estiver bem informada e deixar bem claro para a criança o que vai acontecer. Existe uma idéia mais ou menos generalizada de que a idade certa para tirar a fralda da criança é por volta dos 2 anos. Mas cada pessoa é diferente e, assim como elas aprendem a andar em momentos distintos, a hora ideal para aprender a fazer xixi e cocô no penico ou na privada pode variar muito. Há algumas crianças que só ficam realmente preparadas para iniciar o desfraldamento quando têm mais de 3 anos. Se achar que seu filho não está pronto, resista à pressão da família e da escola, ou então faça uma tentativa sabendo que é provável que tenha de voltar atrás antes que o estresse se instale. Fonte: Baby Center”

Está passando por essa fase? Compartilhe comigo, deixe seu comentário! Vou adorar saber o que está funcionando ou funcionou com você.

Em breve mais posts sobre o assunto, quer acompanhar e receber em primeira mão? Cadastre seu e-mail no campo “receba por e-mail”, aqui ao lado esquerdo.

Beijinhos”

Lívia