Registrando o primeiro ano dos filhos

Quem me acompanha há mais tempo, sabe que Filipe nasceu prematuro, por essa razão e por falta de experiência e conhecimento das tendências da maternidade, perdi algumas oportunidades de eternizar momentos e fases preciosas.

Hoje sinto muita falta, por isso quis compartilhar para que não aconteça o mesmo com vocês.

Confira:

1 – Registrar com foto e vídeo o crescimento e desenvolvimento do primeiro ano do meu filho.

Aqui tem um post de um casal que registrou semana a semana da filha, vale a pena ver que lindo que ficou.

registrando o desenvolvimento do bebê

Foto mês a mês do bebê

2 – Comemorar a vida do filho mês a mês, que na verdade chamam de “mesversário”. Nesse caso, mesmo Filipe estando na UTI, eu poderia ter comemorado sim, já vi mães de UTI fazendo isso, mesmo em situações mais difíceis que a minha, uma pena que perdi essa oportunidade.

Essa comemoração pode ser um simples bolinho ou até mesmo um lindo cupcake com a velinha correspondente ao mês da criança, como pode também ser uma festinha mais elaborada para os íntimos. Pode fazer como sua condição permitir.

mesversário filho ana hickmann

Comemorando o “mesversário” do Alê Jr, filho da modelo e apresentadora Ana Hickmann

3 – ensaio fotográfico de recém nascido, chamado ensaio fotográfico NewBorn. As mães fazem no primeiro mês de vida dos filhos e eu poderia ter feito sim quando filipe saiu da UTI, mas eu nem sabia que existia isso. Hahaha

As fotos podem são feitas em casa, e se tiver habilidade, você mesmo pode fotografar, mas se optar por um fotografo, escolha um que já tenha a experiência e a sensibilidade de fotografar um recém nascido.

ensaio fotográfico newborn

Ensaio fotográfico de recém nascido

4 – Fotos parecidas com as minhas e as do pai, quando bebês.

Eu só tenho essa, mas gostaria de ter feito mais, e detalhe, essa foi acaso, só percebi a semelhança, porque a minha foto estava na cabeceira.

tal mae tal filho

Eu e Filipe

5 – Teria feito um diário com registro dos principais acontecimentos. Eu até comecei a preencher aqueles livros feitos para isso, mas parei logo no início e hoje, sinceramente, me arrependo. Queria saber a data exata de quando ele andou, data da primeira vez que falou mamãe e papai, relatos das principais experiências deles. Pena que não prossegui, tenho tudo guardado no meu coração e memória, mas não tenho algo físico para, pegar daqui alguns anos e relembrar com ele tudo o que está escrito.

diario do bebe

Registro do bebê

6 – Ao completar 01 ano, eu terai feito livros de registro no aniversário do filipe, para que as pessoas deixassem alguma mensagem que pudéssemos ler e recordar juntos quando grande

caderno de mensagens

7 – Teria feito o ensaio fotográfico Smack The Cake, que nada mais é, tirar fotos do bebê esmagando o bolo confeitado, e esse ensaio é realizado alguns dias antes do bebê comemorar 01 ano, justamente para comemorar a fase nova. Hoje em dia e possível fazer com bolos mais saudáveis, então, se você gostar da ideia, procure quem faça com ingredientes naturais, com frutas e saudáveis.

O cenário e o ambiente fica a seu critério, o fotografo também pode sugerir e dar dicas

smash the cake

Ensaio fotográfico Smash The Cake

8 –  Por fim, eu teria dormido sempre que ele dormisse. Gente, isso faz diferença sim, pois depois do primeiro ano tudo muda, hoje, aos 02 anos e 9 meses do Filipe, não tenho mais o privilegio da soneca da tarde, faz falta viu. Fica a dica! hahahaha

São tantos registros, tantas coisas que não podemos deixar passar em branco, tudo são memorias para o futuro. Quando pensei nesse post, eu estava assistindo a dois videos do Filipe, um de quando ele aprendeu a bater palmas e o outro de quando ele deu o primeiro passo.

Fica a dica para deixar sempre a postos uma câmera e não perder esse momento.

E você, o que gostaria de ter feito no primeiro ano dos filho e não fez? Conte aqui nos comentário e ajude outras mães a não perderem oportunidade de eternizar algumas fases.

Beijinhos.

Lívia