Desenvolvimento do meu filho

Filipe aos 02 anos e (faltando 8 dias para) 10 meses tem nos surpreendido muito, ele teve uma evolução muito grande nos últimos meses, ontem mesmo disse para o marido a seguinte frase “Já era, ele agora é uma pessoinha e não mais um bebê”, por mais que queiramos ver o crescimento dos nossos filhos e vibramos muito com isso, vê-los crescer, mudar de fase, mudar de estágio na vida, é prazeroso e ao mesmo tempo dolorido, pelo menos para mim. Quando paro para analisar essa evolução dele, sinto que o tempo tem sido curto, e passado rápido demais. Tantos clichês, mas tudo verdadeiro.

Filipe aos 02 anos e quase 10 meses ainda não vai para escola, estava tudo certo para ele ir esse ano, já tinha escolhido a escolinha, mas uma ponta de insegurança me fez desistir e como acredito no instinto materno, preferi ouvir.

Filipe tem muita energia, muita disposição e seu aprendizado é rápido, então, muitas pessoas me cobram a escolinha, inclusive a pediatra, mas quando eu achar que é a hora colocarei. Não tenho babá, há uma semana resolvi recorrer novamente à empregada, pois estava muito puxado. Ela vem duas vezes na semana, e cuida da limpeza e roupas, apenas isso, e as demais tarefas são comigo. É puxado, é cansativo, ainda mais que Filipe não dorme a tarde, tenho que me virar nos 30 para entreter e suprir as necessidades dele com muito amor.

Reclamo do cansaço, tenho projetos que, com ele fica mais difícil colocar em pratica, mas já que propus a me dedicar à ele, penso que, se cheguei até aqui, se fiquei com ele quase 03 anos, ficar mais 01 ano será um privilegio de poder acompanhar, participar e curtir mais a primeira infância dele. Pode parecer egoísmo, mas os 02 primeiros anos dele foram difíceis para nós, quem me acompanha desde o início sabe das cirurgias que ele passou e as consequências de grande perda de peso, e tudo mais, e agora que ele vem seguindo super bem e livre de tudo isso, então quero curtir mais.

Desfralde

Filipe ainda usa fralda. Nosso desfralde está sem neuras e sem pressão, apesar da imposição da “sociedade” de que existe uma idade certa para isso ou aquilo, acredito que umas das minhas funções como mãe, é identificar os sinais que ele da, de quando está preparado para algo. Gente, cada individuo é único, uma criança não fala no  mesmo tempo que a outra, não anda no mesmo tempo que a outra, tirar a fralda não é diferente.

Conheço mães que desfraldaram seus filhos antes dos 02 anos, outras om 02 anos e meio e mães que conseguiram desfraldar com pouco mais de  03 anos. Prefiro mil vezes respeitar o tempo dele, do que tornar a situação estressante, desgastante, ter que voltar atrás, passar sentimento de frustração para ele.

Fala

Filipe está com um vocabulário muito rico e eu morro de amores. São poucas as palavras que ele fala errado, tipo água, ele fala “ainha”, às ele lembra e fala ága, e eu acho lindo rs. Temos nos surpreendido com a forma em que ele faz as colocações, usa as palavras no plural, forma frases bem extensas, já conversa de igual para igual, formando o raciocínio dele, parando para pensar na hora de falar, muito lindo e engraçado.

Conheço crianças da mesma idade que a dele que estão mais evoluídas nesse sentido e outras que ainda falam bem pouco. Não comparo meu filho com outras crianças, isso não é saudável, mas citei isso, pois muitas mães ficam preocupadas do filho estar atrasado ou não. Com certeza o pediatra poderá te ajudar e te direcionar para um especialista, caso SEJA necessário.

Filipe não vai para escola, mas fazemos algumas atividades juntos. Ele conta até 20, fala o alfabeto até o G, e arrisca um pouco mais pulando algumas letras, conta até 3 em inglês. Sabe as cores, mas às vezes confunde algumas ou brinca de confundir (risos).

Brincadeiras

Há pouco mais de 01 mês ele tem pedido para brincar de esconde-esconde, pega-pega ele também adora há algum tempo. Tem curtido brincar com bonecos, inclusivo sozinho, criando suas histórias e cenas rs. Como a maiorias das crianças, adora brincar com outras.

Adora atividades manuais, brinquedos de montar, e por fim, ainda adora jogar todos os brinquedos no chão e ficar só com um deles.

 

Comportamento

Filipe, nas últimas semanas tem tido comportamentos difíceis. Já falei aqui e nas redes sociais sobre a difícil fase dos 02 anos, que ele tem épocas de birras, mas em espaços longos, graças a Deus nunca foi com tanta frequência, mas os episódios quem tem acontecido com ele um pouco maior, têm sido mais difíceis que os anteriores. Começou com aquela historia de que “é meu” ou “eu quero” e chora sem fim. Luta corporal, se debate, desobediente e só respeita com um belo de um safanão, não gosto de bater, apanhei muito da mãe e isso é meio traumático para mim, me seguro ao máximo para isso não acontecer.

Por outro lado ele tem sido muito educado e gentil, agradece, pede por favor, se socializa muito bem com as pessoas, onde chega cumprimenta a todos e quer interagir com todos. É muito carinho, me chama de linda, de vida e diz que me ama, o mesmo ele faz com o pai.

Ele tem absorvido mais ainda o que acontece ao redor, e quando passa algum tempo com outras crianças, absorve o comportamento delas.

Aqui está um pouco do Filipe aos 02 anos e quase 10 meses. Tenho feito mentalmente retrospectivas sobre sua evolução. Aqui falei da fase dele aos 02 anos, que para nós foi um divisor de águas.

Para quem não sabe, Filipe nasceu de 33 semanas, com 1520kg, ficou 03 meses na UTI. A expectava dele andar era por volta dos 16 meses, ele andou com 11 meses, falou muito cedo também. Por isso não acredito na formula correta para as crianças, a literatura diz uma coisa, mas as crianças têm surpreendido de outra.

Existe um parâmetro, mas os médicos que acompanham nossos filhos e nosso feeling materno sempre nos mostram se está tudo ok com ele.

Espero que tenham gostado de saber como andam o desenvolvimento por aqui, e fique a vontade para compartilhar comigo aqui nos comentários como está sendo vocês.

 mamãe virtual

 

 

 

 

Beijinhos!

Lívia