Nova vacina contra gripe – Quadrivalente

A acaba de chegar ao Brasil a nova Vacina contra gripe Quadrivalente, da Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, que oferece proteção mais ampla à população brasileira contra o vírus influenza B e é a única vacina quadrivalente licenciada no Brasil para crianças com idade entre 6 e 36 meses. 

A nova versão conta com duas cepas A (subtipos H1N1) e H3N2) e duas cepas B (linhagem Victoria e Yamagata), uma linhagem de vírus B a mais que a opção tradicional usada no País.  A Vacina Quadrivalente contra Gripe da Sanofi Pasteur já foi aprovada nos EUA em 2013. Inicialmente, estará disponível nas clínicas de vacinação privadas no Brasil e nas empresas com interesse em imunizar seus funcionários.

Todos os anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina composição da vacina da gripe para os Hemisférios Norte e Sul, tendo como base os dados de vigilância de diversos países de ambas as regiões. As cepas B constituem, em média, de 20% a 25% das cepas em circulação, mas durante algumas temporadas são responsáveis por mais da metade dos casos confirmados de influenza. Há algum tempo, as pesquisas vêm mostrando que a doença evoluiu e o tipo B já tem uma incidência significativa na população. Tanto que desde 2007, o FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que controla os alimentos e os medicamentos, reconheceu a importância de desenvolver uma vacina contendo duas cepas A e duas B, capaz de oferecer maior espectro de proteção contra a gripe.

“A Vacina Quadrivalente da Sanofi Pasteur antecipa o novo padrão de imunização contra a influenza. Dados de vigilância na Europa, por exemplo, apontam que os vírus influenza B são responsáveis por até 40% dos casos de gripe”, explica a Dra. Sheila Homsani, Diretora Médica da Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi.

 

Proteção desde cedo

A FluQuadri, nome comercial da Vacina Quadrivalente contra Gripe da Sanofi Pasteur, é indicada a partir de seis meses de idade. Para os bebês menores, a melhor forma de proteção é a vacinação dos seus contatos (adultos, idosos e outras crianças com quem convivam).

Inicialmente, a FluQuadri estará disponível nas clínicas de vacinação privada e nas empresas com interesse em vacinar seus funcionários que adquirirem o serviço.  A seringa já vem preenchida e o produto não contém conservantes. A vacina só é contraindicada para pessoas com reação alérgica severa (anafilaxia) a qualquer componente da vacina, incluindo proteína do ovo, ou a dose anterior.

Custo-benefício

Para se ter uma ideia, se a Vacina Quadrivalente estivesse disponível durante as dez temporadas de influenza de 1999 a 2009, os Estados Unidos poderiam ter reduzido em 2,7 milhões os episódios de febre, 21,4 mil menos casos de hospitalizações e 1,37 mil óbitos a menos.

Quando ao preço, a Sanofi Pasteur não vende a vacina diretamente para o público final. O valor acaba variando de região para região e é definido pelas próprias clínicas particulares. A média de mercado fica entre R$120 e R$150.

Sobre a gripe

A influenza, ou simplesmente gripe, não é tão inofensiva quanto parece. O vírus circula anualmente no mundo inteiro, de forma mutante, provocando infecção respiratória com diferentes níveis de gravidade em todas as faixas etárias (entre 5% e 10% dos casos são detectados em adultos e de 20% a 30%, em crianças[1]). Só em 2014, a influenza foi responsável por 326 óbitos no Brasil e, em todo o mundo, estima-se que aconteçam 5 milhões de casos graves por ano, com 250 mil a 500 mil mortes[2].  “Esses números são possivelmente subestimados, pois nem todos os casos de morte são investigados com testes sensíveis e específicos. Além disso, a maioria dos óbitos por complicações ocorre em período em que não é mais possível identificar os vírus”, explica Dra. Lucia Bricks, diretora médica de Influenza e Pertussis na América Latina da Sanofi Pasteur.

Três tipos de vírus (A, B, C) são os causadores da influenza. O do tipo A (sendo os subtipos mais frequentes H1N1 e H3N2) é o que mais comumente causa surtos e epidemias e o único capaz de originar pandemias, como a que aconteceu em 2009, pelo H1N1. O tipo C é menos comum e tem impacto praticamente nulo na saúde humana. Já o tipo B (linhagens Yamagata e Victoria), apesar de ocorrer com menor frequência, circula o ano todo e tem potencial epidêmico mais localizado, bem como surtos.

Sobre a Sanofi Pasteur

A Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece a mais ampla gama de vacinas, protegendo contra 20 doenças infecciosas. A herança da empresa, para criar vacinas que protegem a vida, remonta há mais de um século.  A Sanofi Pasteur é a maior empresa totalmente dedicada a vacinas.  A empresa investe mais de 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento.  Para mais informações, acesse www.sanofipasteur.com.