Bolo na marmitinha – receita fácil

Ontem postei nas redes sociais que havíamos preparado para as tias da escola um bolo de cenoura formigueiro. A publicação fez bastante sucesso e várias pessoas pediram a receita. Claro que eu não poderia deixar de compartilhar aqui também.🐜

A receita não vai leite, mas tem a cobertura de ganache que é feita com o chocolate ao leite, mesmo assim, coloquei mais abaixo opção de cobertura sem leite para quem faz restrição por conta de alergia a proteína do leite de vaca ou intolerância a lactose.

A receita pode ser preparada com a ajuda das crianças e tornar o momento uma diversão, digo isso por experiência própria da nossa tarde de ontem. Foi muito divertido!

🍫Para o Bolo de Cenoura Formigueiro:
4 ovos inteiros
1 ¾ xícara (chá) de açúcar de sua preferência [sugestão: demerara, mascavo ou de açúcar de coco]
¾ xícara (chá) de óleo de milho, canola ou óleo de coco.
3 unidades médias de cenouras sem casca e picadas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ xícara (chá) de granulado [🚫no caso de alérgicos, não colocar🚫]
1 colher (sopa) de fermento em pó.

bolo de cenoura na marmitinha 2

🐜Modo de preparar:👇

Para o Bolo de Cenoura Formigueiro, bata primeiro no liquidificador a cenoura, o óleo e os ovos, até triturar totalmente a cenoura. Depois, acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Transfira  para uma vasilha que já esteja a farinha, o fermento e o granulado ! [🚫No caso de alérgico não colocar🚫] e mexa pra misturar muito bem.

Coloque a massa nas marmitinhas, a quantidade é um dedo acima da metade, em seguida leve para assar em forno médio pré aquecido por aproximadamente de 20 a 25 minutos.

⚠Obs: eu assei na forminha de 500 ml, então rendeu 05 unidades, mas se você colocar na marmita menor que essa, renderá mais unidades. As marmitinhas não precisam ser untadas. 
Distribua as marmitinhas em uma forma, conforme a foto acima e leve ao forno.
Esse bolo também pode ser assado na forma convencional.

🍫Para a Cobertura de Ganache:
200 gramas de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite
granulado
Modo de preparar:👇
Para a cobertura, no microondas, derreta o chocolate por aproximadamente 40 segundos. Acrescente o creme de leite e misture. Cubra o bolo com a ganache e salpique o granulado.

🚫Cobertura SEM LEITE e sem granulado:👇
Calda 4 colheres de sopa de açúcar de sua preferência, 4 colheres de sopa de água, 1 colher de sopa de cacau em pó, 1/2 colher de sopa de amido de milho.
Modo de preparar 👇
Para fazer a calda, misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar levemente.
Despeje a calda em cima do bolo quente.

Nosso mimo para as tias ficou em torno de R$8,50 cada marmita pronta, mas como eu já tinha a marmita em casa, meu custo foi menor ainda. Esse foi um dos presentes mais lindos e econômicos que já fiz.

A receita é deliciosa para presentar os amigos como nós presenteamos as tias da escola, ou até mesmo para preparar como sobremesa no final de semana, ou na páscoa que já está aí.

Aproveite para assar outros sabores de bolos na marmitinha também, e assim, sempre surpreender alguém.

Espero que goste e prepare, e se fizer, volte aqui para me contar.

Beijinhos!

Lívia