Semana Mundial do Brincar 2016

Para quem não sabe, estamos na Semana Mundial do Brincar que é, uma semana de mobilização e conscientização da importância do brincar.

IMG_2346Essa é a 7a. edição, e o objetivo é explorar ao máximo o brincar, sob todas as formas. Com essa proposta, a Aliança pela Infância defende que o adulto nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, dando espaço e tempo para crianças exercerem o brincar, de preferência ao ar livre.

O tema para a Semana Mundial do Brincar desse ano é lúdico, além de reflexivo “O Brincar que Encanta o Lugar”. O brincar incentivado nessa ação, é aquele puro, brincar livre, de um brincar próximo da natureza, criativo e, que respeita a cultura da infância.

Nós já sabemos todos os benefícios do brincar, mas vale lembrar que:

O BRINCAR PROMOVE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA; O BRINCAR É INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA; O BRINCAR É FONTE DE APRENDIZADO E TROCA DE SABERES; O BRINCAR É UMA FORMA DE EXPRESSÃO CULTURAL; O BRINCAR CRIA VÍNCULOS SOCIAIS E DE COMUNICAÇÃO; O BRINCAR É FONTE DE PRAZER. [fonte: Aliança pela Infância].

O bacana e que esse ano a Semana Mundial do Brincar cai em uma semana com feriado. Então que tal aproveitar esses  dias de muitas brincadeiras?

Vamos deixar a tecnologia de lado o máximo possível de tempo e aproveitar muito os momentos com os filhos e/ou com os filhos e amiguinhos.

Para isso, separei algumas ideias de brincadeiras lúdicas que, vão garantir a diversão e estimular mais ainda o vinculo e fazer a alegria da criançada.

Vamos as ideias:

Pista de carros ou jogo da velha feitos com fita crepe.

Se você não tiver a bolinha, faça bolinhas com papel mesmo.

jogo da velha com fita adesiva

Que tal pegar uma cartolina e colocar na parede e deixar a imaginação da criança fluir com tinta guache?

Sei que faz sujeira, mas para limpar é tão rápido.

pintura com tinta

Esconde-esconde é sucesso aqui em casa, e acredito que deva ser na sua. Mas se você ainda não brincou, pode incluir essa opção que as crianças vão adorar.

esconde-esconde

Bocha: o objetivo é acertar a bola no alvo, um desafio e diversão para as crianças hein. De novo a fita crepe pode ser usada.

bocha

Estátua e dança
Essa brincadeira não exige basicamente nenhum material. Tudo o que você precisa é música. Escolha músicas animadas e convide a criança para dançar. Para deixar mais divertido, faça pausas na música, fale “estátua” e se divirta com o pequeno tentando ficar parado.

estátua

Para quem quiser opções para brincar na rua, opções não irão faltar.

Diversas unidades do Sesc estão com muitas programações, por isso, sugiro que consulte a unidade da sua cidade. Além disso, você pode consultar os links abaixo com a programação de atividades para São Paulo e Brasil.

Programação Semana Mundial do Brincar – São Paulo

Programação Semana Mundial do Brincar – Brasil

Vamos participar e incentivar a brincadeira lúdica e pura, como deve ser.

Aproveite para compartilhar seu momento/lembrança nas redes sociais e use hashtag #SMB2016 #aliancapelainfancia.

Bom feriado de muita brincadeira.

Beijos!

Lívia