Marmita saudável – como preparar

Marmita saudável para dar um apoio na reeducação alimentar, na correria do dia adia, nas férias escolares e muito mais.

Muitos dias corridos virão, você trabalha fora e precisa dar conta de tudo, ou trabalha em casa e também precisa se virar nos 30 para dar conta da rotina da casa, família e muitos passeios nas férias. Não quer vacilar na refeição da família, ou quer ter foco para emagrecer? Certeza que o post de hoje vai te ajudar como tem me ajudado.

No início desse ano, para dar uma ajudinha no meu foco na alimentação correta, comecei a preparar marmita saudável, não só para mim, para a família toda também.

Com elas tivemos mais praticidade, economia já que evitei gastos na rua, e consegui turbinar a minha perda de peso.

De tempo em tempo eu volto com as marmitas, e hoje elas retornaram para dar uma mãozinha nessas férias, e como os próximos dias serão bem corridos com o filho, não quero abrir de ter comida de verdade em casa para a minha família.

Para quem quer preparar marmita saudável, separei algumas dicas com base nas principais duvidas:

Embalagens

Compro embalagens próprias para freezer e micro-ondas, e são livres de bisfenol.

Essas embalagens são vendidas em diversos tamanhos, e podem ser reutilizadas. Eu compro em uma loja em São Paulo – Santo Amaro, MB Embalagens, mas para quem mora em outra cidade e não encontrar, pode comprar pelo site http://www.mbembalagens.com.br/produto/g302-embalagem-700ml-freezermicroondas-c10-unids.html

Como preparo:

Defino o cardápio e vou às compras.

Gosto de preparar alimentos coringas, práticos, e que são cozidos ou assados.

O legume cozinho no vapor, e apenas eles são colocados na marmita sem temperar. Mas quando vou comer tempero ao meu gosto, usando azeite e sal a gosto.

Preparo o arroz, feijão e refogados como de costume e depois distribuo nas marmitas.

Se quero marmita de macarrão, deixo para colocar o molho na hora de comer.

Como descongelo:

Quando me programo, tiro do freezer e coloco na geladeira, e na hora de comer, aqueço no micro-ondas. Quando não me programo, coloco direto no micro-ondas, e o tempo para descongelar é de aproximadamente 04 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com a potencia do aparelho.

Dicas diversas

  • Para congelar vegetais (brócolis, couve-flor, cenoura) use a técnica do branqueamento. Faça assim: higienize e lave bem os vegetais, corte em cubos ou rodelas, cozinhe no vapor de preferência, após, joga ineditamente em recipiente com água gelada por dois a seis minutos. Esta técnica ajuda a manter qualidade dos nutrientes dos vegetais por muito mais tempo.
  • Nunca use embalagens de plástico que não sejam de BPA. Se couber em seu orçamento, prefira os potes de vidros. Fica a seu critério
  • Abuse dos temperos [cebolinha, salsinha, orégano e etc], e evite ao máximo temperos prontos, se possível nem use!
  • Caso queira levar para o trabalho, passeio ou viagem use sempre bolsa térmica com gelo seco, ou saquinhos de gelo para manter os alimentos refrigerados.
  • Não misture alimentos frios e quentes, então, se quiser fazer marmita de salada, monte separadamente e tempere na hora de comer.

Para iniciar as férias, já tem marmita saudável pronta!

Aí tem: arroz integral, feijão, carne moída com vagem e inhame, picadinho de carne, cenoura, brócolis, couve refogada, espinafre refogado. Todos os alimentos foram preparados com as dica acima.

Outra dica que gosto de dar e que vale outro, são os hambúrgueres caseiros. Receita dele está aí —> clique aqui

 

Essas são algumas marmitas que já preparei e caso queira ver mais e os comentários de quem me acompanha nas redes sociais, clique aqui.

Vamos comer comida de verdade!

Beijos

Lívia