Criança na cozinha – diversão e aprendizado

Criança na cozinha também é diversão e aprendizado. Sim, eles fazem sujeiras, não tem mesma coordenação de um adulto e são super rápidos. Não vou dizer que é simples, porque não é. Pior ainda quando se é toda metódica na cozinha, como eu. Tenho minhas manias!😅 Mas, são tantos benefícios para eles, e tanto brilho nos olhos de satisfação, que não tem como resistir. Vale muito a pena!Com segurança e com a nossa supervisão, criança na cozinha é um exercício de coordenação e concentração, além de ser uma atividade lúdica, que nos deixa mais próximo deles nessa correria toda do dia a dia, e nos permite passar valores que eles são levarão para vida toda.

Respeite o que cada um pode fazer de acordo com a idade e entre em ação.
Se você ainda não teve essa experiência, vale a pena experimentar. Comece permitindo pequenas ajudas. Temperar uma salada, preparar um bolo, montar um lanchinho, cortar a saladinha com as mães ou com faca sem ponta, de preferência infantil, colocar um molho, selecionar os ingredientes juntos, e muito mais. O resultado no final é delicioso.😍

Além de ser divertido para eles, criança na cozinha pode ajudar muito no processo da aceitação dos alimentos. Permitir a participação nesse momento pode ajudar a quebrar algumas barreiras, e incentivar a curiosidade na experimentação de novos sabores e texturas.

Trouxe algumas receitas simples e bacanas para preparar com os pequenos, e aproveitar um momento juntos e divertido. Não pense na bagunça e na sujeira, a vida passa rápido demais!

Receitas:

Hambúrguer Caseiro: a criança pode ajudar colocando os ingredientes, depois misturando, e moldando o hambúrguer. Com essa mesma receita, preparo almondegas caseira, e a criança pode a fazer as bolinhas também.

Receita completa clique aqui

Cookies: essa é uma das preferidas entre as crianças. Selecionem os ingredientes juntos, os confeitos e deixe a criatividade fluir.

Receita completa clique aqui.

Bolo na marmita: além de mudar a forma de preparar o bolo, e ser uma novidade entre as crianças, também pode ser preparado com eles para presentear algum familiar na visita do final de semana, um amiguinho ou até mesmo levar no pique nique. A criança pode  ajudar colocando os ingredientes, mexendo a massa, decorar o bolo e muito mais.

Receita completa clique aqui.

Chips de inhame: é uma delícia, o Inhame ajuda na imunidade, e é muito saudável. A criança pode ralar o chips com a sua ajuda, temperar e ajudar a colocar na forma.

Receita completa clique aqui.

Molho Caseiro: a criança pode ajudar a selecionar os tomates e os demais ingredientes, ajudar a colocar os tomates picados no liquidificador, e muito mais.

Receita completa clique aqui.

 

Bora para cozinha? 🙂

Espero que aproveitem.

Beijos!

Lívia