Cronograma Capilar – como fazer

Há algumas semanas comentei nas redes socais que havia começado uma rotina de cuidados para recuperar e tratar meus cabelos em casa, e várias pessoas se interessaram. Comecei esses cuidados depois que decidi parar de fazer progressiva, mas a verdade é que, eu deveria fazer isso desde sempre, e eu não sabia.

Vou contar a minha experiência, que foi e está sendo super positiva. As dicas que vou dar aqui serve para qualquer tipo de cabelo, então bora conferir tudo, e começar.Afinal é o que é essa rotina de cuidados?

A rotina que adotei é o famoso “cronograma capilar”. Para quem ainda não conhece, é uma rotina de tratamentos para recuperar os cabelos danificados e mantê-los saudáveis. Não precisa ir ao salão, não precisa comprar produtos caros, todos são encontrados facilmente.

Ao invés de tratar os cabelos de qualquer jeito, com excesso de produto, que também pode prejudicar os fios, existe o cronograma. Ele ajuda a organizar e fazer o que nosso cabelo necessita.

Por que fazer?

Para repor a água, os nutrientes, sais minerais e vitaminas perdidos naturalmente, e principalmente ao fazer processos químicos, usar aparelhos que aquecem e etc. O resultado é um cabelo mais saudável.

Entenda um pouco mais sobre cada etapa e como ele atua:

O cronograma capilar dura 01 mês, e é dividida em 03 fases por semana: hidratação, nutrição e reconstrução, que podem ser realizadas com máscaras específicas para cada necessidade e óleos nutritivos. Como disse ali acima, o cronograma nos ajuda a não exagerar e tratar os cabelos corretamente.

O que incluir cada fase:

Como começar o cronograma capilar? Pega essa dica, ela vai te ajudar

Antes de mais nada, não saia fazendo de qualquer jeito. É necessário ter cuidado para não sobrecarregar os fios, e seguir aquilo que seu cabelo precisa.

Existem algumas tabelas de crograma na internet, mas recomendo um aplicativo que é gratuito e que me ajudou muito. Pois além dele me dar a agenda, após realizar um teste, ele me lembra através de notificação qual o procedimento do dia.

O app é o MEU CRONOGRAMA CAPILAR. Depois de baixar é só responder o quis, fazer o teste capilar, e ele lhe dará o resultado.

 

Resultado pronto, vamos aos produtos:

Vou falar um pouquinho dos produtos que usei. Todos foram comprados em lojas de cosméticos do meu bairro, e são encontrados facilmente em outras lojas. Antes de decidir qual comprar, pedi auxílio para o vendedor, então, foram algumas conversas. Se o vendedor não entendia sobre o produto, ou não conhecia sobre o cronograma, eu também não comprava.

No final, essas foram as minhas escolhas. Vou usa-los até terminar, e depois vou trocar as marcas, porque cabelo tem dessas de acostumar né….

Os produtos, exceto o óleo, custaram em média R$25,00.

Uma observação sobre os produtos para nutrição: você não precisa ter dois, se não quiser. Eu comprei o óleo para os dias corridos, pois aplica-lo não é necessário lavar o cabelo antes. Ah, não precisa ser esse óleo de coco, se você não quiser. Pode ser o outro que é vendido em mercado. No próximo post falarei detalhadamente sobre isso.

 

Resultado do meu cabelo:

A primeira foi tirada no dia que comecei o cronograma capilar,  no dia 15/09. Olha que diferença!

A textura do cabelo está diferente porque estou em transição capilar, então, não fico com ele liso como a foto da esquerda. Mas olha como o aspecto mudou, parece que o cabelo têm mais vida.

O que percebi:

Percebi de fato meu cabelo mais forte, mais sedoso, mais brilhoso e mais “domável”. A queda diminuiu, mas eu também já havia começado outras medias para isso, então, não considero mérito só do cronograma capilar, mas sei que ajudou.

O que fazer quando acabar o cronograma capilar?

Fiz meu 1° mês de cronograma, e resolvi pausar no mês seguinte. Nesse período estou fazendo a etapa da hidratação e nutrição em casa, cada um 1x na semana. Depois que passar esse 2° mês vou realizar um novo teste no aplicativo, e seguir novamente as etapas para a minha necessidade.

 

Por fim, qualquer esforço não é tão eficaz se não tiver uma boa alimentação e hidratação. Então, pelo bem da sua saúde, pele e cabelos, beba muito água e coma muita COMIDA DE VERDADE, variada e colorida. Aquela velha história que a gente já sabe né…

Espero ter ajudado, e se você gostarem, volto com mais dicas sobre esses assuntos.

Beijos!

Lívia